Teologia

Definições e Objetivos

Teologia

É o estudo que busca conhecimento sobre Deus. Do grego (Theos – Deus) (Logia – Estudo). A teologia tem como fonte principal e padrão a Bíblia Sagrada.

Creio que muitos servos de Deus, teólogos eminentes, contribuiram e contribuem muito para este sublime estudo e devemos reconhecer o valor de suas obras. Entretanto, o nosso público alvo é sempre esquecido por causa do nível exigido na academia.

Nosso objetivo é uma teologia bíblica, na simplicidade que há em Cristo Jesus. Desejamos aprender sobre Deus com o próprio Deus. I Coríntios 2.11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

Não temos por objetivo conteúdos acadêmicos. Visamos àqueles que nunca tiveram uma chance de estudar formalmente mas são sinceros e sérios em sua devoção ministerial e pessoal ao Senhor Jesus Cristo. Àqueles cujo objetivo é a salvação de almas.

Observamos que desde os primórdios muitos dos chamados Pais da Igreja abandonaram o caminho dos apóstolos e começaram a mesclar o estudo de Deus com várias áreas do conhecimento humano. Ao invés do conhecimento humano ficar limitado ao que era humano ( ler nas linguas originais por exemplo ), intentaram que a filosofia e posteriormente outras ciências influenciassem a interpretação e aplicação da Palavra de Deus, o que é impossível e na verdade faz surgir uma terceira ciência que nem é a tal ciência original nem a Palavra de Deus.

Não cansaremos de relembrar que – As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29.29 .

Este curso pretende de forma mais objetiva auxiliar na preparação de obreiros evangélicos pastores, evangelistas, presbíteros e missionários que ainda não puderam fazer um curso teológico. Visamos aos servos de Deus piedosos e chamados por Jesus Cristo para pregar a Palavra da Vida Eterna como verdadeiros profetas de Deus dispostos a sofrer pelo nome de Jesus Cristo, e não aos profissionais do evangelho que desejam pregar o que agrada ao público, enriquece ou exalta o homem.

Aqueles que obedecem ao Deus de Israel e ao homem de Deus (Pastor ou líder) conforme ordena a bíblia, cristãos que pretendem um conhecimento bíblico cuidadoso e não se apressam com interpretações equivocadas tentando fazer aquilo para o que não estão preparados. Nosso principal alvo é o candidato a obreiro, o dirigente, o pastor, que não teve oportunidade de estudar em um seminário mas deseja se esmerar na obra do Senhor e fazer a obra do Senhor com zelo. Certamente o líder evangélico, ou futuro líder, das comunidades carentes e subúrbios das grandes cidades e do interior do Norte, Nordeste serão os mais beneficiados.

Somos contra o pensamento de que cursos teológicos ou seminários teológicos não devem preocupar-se com a formação do caráter cristão e esclarecemos que, justamente, auxiliar na santificação do modo de viver dos obreiros é a nossa principal meta aqui nestas páginas, secundariamente transmitimos as informações necessárias. Cremos que homens santos, cheios do Poder de Deus, com bom conhecimento bíblico, boa capacidade na interpretação de textos e razoável habilidade para ensinar podem ser excelentes obreiros na seara do Senhor Jesus Cristo.

Aconselhamos que o estudante compre um bom dicionário da lingua portuguesa e um excelente dicionário bíblico, tão logo possa. E que consulte a ambos todos os dias em que estudar.

Desejamos ser bem objetivos e passar somente as informações, realmente essenciais para este “público alvo”, sobre cada matéria ou disciplina teológica. Nosso objetivo não é que os leitores decorem uma enorme quantidade de informações, mas que saibam do que se trata e possam ter uma pequena introdução para que os mesmos, com base na bíblia, meditem sobre cada assunto. Vamos trabalhar a partir de significados conclusivos e não buscamos precisão científica para os mesmos. Para alguns, os nomes das disciplinas vão soar meio estranhos certamente, mas basta dar uma olhada no significado e constatar que mesmo os mais humildes obreiros fazem uso destes conhecimentos da maneira como conseguem entender, naturalmente. Pretendemos aos poucos disponibilizar as referências bíblicas, mas espera-se que obreiros consigam por si sós localizar cada uma delas. O que por si só seria um bom exercício. Algumas disciplinas vão ser apresentadas juntamente com outras similares ou correlatas.

Pedimos perdão se porventura em nossos comentários instrutivos viermos à machucar de alguma forma a algum dos irmãos. Todavia teremos que fazer comentários sobre fatos ocorridos para alertar aos demais. Ao estudar observe com mais atenção os trechos e palavras que estejam sublinhados ou destacados.

Aconselhamos a compra de um dicionário bíblico e chave bíblica, bom seria também se possuíssem uma concordância bíblica exaustiva.

Alertamos aos irmãos para que tomem todo o cuidado ao ler livros ditos evangélicos e meditem com zelo na Palavra de Deus sobre as “doutrinas” e ensinamentos que alguns livros contém. Há verdadeiramente excelentes livros, de caráter piedosos, e muito apropriados para o obreiro, mas, infelizmente, há muita falsa doutrina e pensamentos de homens vendendo muito por aí. Quando for confirmar em sua bíblia algum ensinamento faça-o com todo o cuidado, lendo tudo o que a bíblia diz sobre o assunto, e firmando-se doutrinariamente no Novo Testamento- NT pois estamos sob a Nova Aliança – Novo Pacto – Novo Testamento e sujeitos à doutrina neo-testamentária, entendendo contudo que a Lei de Deus é eterna em seus princípios de amor, pureza, justiça e verdade jamais podemos desprezar o Velho Testamento -VT, antes devemos ler o Antigo Testamento – AT com a mesma devoção com que lemos o Novo.

No VT aprendemos muito através do relacionamento de Deus com o seu povo e com os homens e podemos deduzir que apesar do Novo Pacto no sangue de Jesus Cristo ali descreve muito bem o caráter do nosso Deus. Procure ler toda a Escritura Sagrada sempre com base na piedade, deixando-se envolver no coração pelo seu ensinamento. Isto produz sentimentos de reverência, amor, obediência e gratidão para com Deus.

Muitos textos bíblicos são destinados à pessoas e povos específicos, mas aprenda mais do que isto neles, aprenda, no profundo do seu ser a conhecer o seu Deus. É como se o nosso pai terrestre falasse com nosso irmão mais velho coisas bem específicas para o mesmo, e nós, mais novos, atentos, aprenderíamos mais sobre nosso pai e cresceríamos sabendo muito sobre seu caráter. O mais importante é saber que em sentido geral Deus dará tratamento similar quando as condições forem similares. 1 Samuel 2.30 ” porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.”

Aos irmãos que são contra o estudo, peço que pensem como poderiam ler hoje suas bíblias se outros irmãos no passado não tivessem dedicado suas vidas ao estudo sério e metódico dos idiomas originais hebraico, aramaico e grego, da hermenêutica bíblica, filologia e etc para traduzir as escrituras para o português. Graças a Deus, que não pensa como estes que condenam o estudo, e que levantou aqueles doutores para isto. O que devemos condenar é o estudo teológico somente intelectual, vazio de significado espiritual, sem a eficácia da piedade, firmado em pensamentos contrários à sã doutrina, elitista, dos que evitam o sofrer pela cruz de Cristo e tentam tornar o evangelho aceitável aos intelectuais ímpios e que bebem nas fontes da alta crítica.

2 Timóteo 3.16 Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça,

Leia agora dois pequenos trechos do livro “O Apóstolo dos Pés Sangrentos” – Boanerges Ribeiro – CPAD que narra a história de Sundar Singh (O homem que se parecia com Jesus) “Todas as suas forças e tendências se dirigiam para um rumo: a pregação do Evangelho. Precisava remir o tempo perdido, desfazer os males que causara aos pregadores de Rampur. Mas pregar como? Passar anos encerrado no Seminário, receber lições de Teologia, de Grego, de Latim, assimilar por processo exaustivo e mecânico a piedade de outros homens; pastorear depois uma igreja, viver preso à paróquia e a seus pequeninos problemas gerados pela eterna mesquinharia do homem; esgotar-se nas intermináveis e nem sempre edificantes discussões e atitudes de Concílios, para depois, e uma vez mais, afundar no lago parado da rotina paroquial? Fazer cuidadosas distinções dogmáticas, demonstrar onde estava o erro dos presbiterianos, onde o dos metodistas, e afirmar vitoriosa e invariavelmente que o Caminho, a Verdade e a Vida residiam no seio da Igreja da Inglaterra, que o batizara? E a qual das correntes que nela se digladiavam haveria ele de se filiar? ”

“Em 1909 convidou-o para cursar o Seminário de Lahore. Constrangido pela amizade, Sundar resolveu tentar. Logo compreendeu o erro. Sentia-se isolado. Os colegas não compreendiam e chegavam a aborrecê-lo. Faltava espírito de sacrifício àqueles futuros ministros cristãos. Preparavam-se para teólogos e oradores, sairiam cheios de ambição, dispostos a conquistar rapidamente um lugar onde brilhasse como merecia a luz de seus talentos. O seminário de Lahore fazia mestres de teorias religiosas, mas não edificava grandes personalidades cristãs. ” Adquira este livro logo que puder.

Ninguém deve tomar como exemplo, nem rechaçar, apenas pelas palavras e atitudes, mas antes considerar muito bem as intenções do coração e o contexto que envolve os fatos citados. Este é um gande mal que só tem crescido meus irmãos, a falta da piedade. Possuem aparência de piedade mas negam a eficácia dela. Não me refiro às fraquezas humanas dos que desejam a santificação mas ainda não a alcançaram, estes possuem a vontade mas não tem força e Deus os ajudará, mas à falta de desejo pela santificação dos que não tem nem a vontade .

Uma importante lição podemos tirar que é buscar formação em ambiente piedoso, onde os futuros líderes e seus mestres cumpram também este versículo : Hebreus 12.14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,

Veja no menu da página home um curso gratuito de hebraico básico.

Autor Pastor Acir Reis