Teologia

Angelologia Estudando sobre os anjos

Angelologia. Estudando sobre os anjos
Significado do Termo e Características
A palavra anjo significa mensageiro, tanto no hebraico quanto no grego, leia João 1.19 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas (notícias, mensagens). São seres espirituais poderosos. Nem todo o mensageiro na bíblia era anjo mas todo anjo eleito é um mensageiro pela definição do nome. Salmos 103.20 Bendizei ao SENHOR, anjos seus, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra.

Foram criados por Deus: Colossenses 1.16 porque nele (Jesus) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.e chamados também filhos de Deus veja no livro de Jó: Jó 1.6 E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR.

São ordenados por Deus para servirem aos que vão herdar a salvação: Hebreus 1.13 E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? 1.14 Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

Protegem aos fiéis

Salmos 91 : 11 “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.”

Existem diversas classes de anjos: Querubins, serafins etc. Veja bem estes termos não são nomes próprios mas categorias. Só existem dois nomes próprios de anjos citados na bíblia (canônica) Miguel e Gabriel. Miguel é chamado de um dos primeiros príncipes. Daniel10.13 Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.

Existe também um anjo (mensageiro) chamado de forma definida o Anjo do Senhor e que muitos estudiosos entendem ser o Senhor Jesus Cristo antes da sua encarnação pelos principais fatos de aceitar ser adorado, ser chamado de Deus e falar na primeira pessoa (Gênesis 22.11,12 ; Juízes 2.1,2). Alguns questionam por causa da palavra anjo, pois os anjos são criaturas e Jesus é o criador. Por outro lado precisamos entender que a palavra anjo significa mensageiro e pode estar sendo usada com esta conotação. Mas atenção não se guie pela expressão “anjo do Senhor” mas pelas características dele em cada texto, há textos em que a expressão refere-se a um dos anjos, enquanto outros contextos indicam o Anjo do Senhor.

Os anjos eleitos não aceitam adoração pois sabem que só se pode adorar a Deus. Leia: Apocalipse 19.10 E eu lancei-me a seus pés para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. 22.9 E disse-me: Olha, não faças tal, porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

Jamais cultue aos anjos, aliás, não exagere em louvores que mencionem anjos (tudo tem um limite). Louve o nome de Jesus Cristo pois nele está a Verdade e ele é a Verdade. Adore e louve o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Os Anjos Caídos. O Diabo e seus Anjos.
Ezequiel 28.13 Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados. Esta passagem é sobre o anjo caído simbolizado pelo Rei de Tiro.

Foram criados perfeitos como toda a criação

Ezequiel 28.15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.

O motivo da queda de Satanás foi o orgulho e o desejo de ser igual a Deus. Veja na passagem abaixo onde onde o rei de Babilônia é um símbolo de Lúcifer.

Isaías

12 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!

13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

15 E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.

16 Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?

Apocalipse 12.9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. 12.4 E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra.

O Diabo é o Pai da Mentira e o Mestre do Engano. Você leu acima que ele engana a todo o mundo. Leia mais.

João 8:44 “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”

II Coríntios 11:14 “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.”

Só podemos vencer ao maligno pela fé no sangue de Jesus Cristo e na Palavra de Deus.

Apocalipse 12

10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.

12 Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.

Continua se Deus quiser.

Pr Acir Reis