Teologia

Evangelismo.

Missões e Evangelismo.

É uma ordem do Senhor Jesus Cristo. Portanto temos que evangelizar. Leia a ordem.

Marcos 16.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Evangelizar é proclamar o evangelho (as boas novas). É dizer às pessoas que somente se crerem em Jesus Cristo de todo o coração e se arrependerem dos seus pecados poderão ser salvas. Atos dos Apóstolos 8.37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

É muito útil estudar e treinar a evangelização, todavia, não devemos nos estribar em métodos humanos. Até porque temos o hábito de considerar métodos e fórmulas na experiência de vida dos servos de Deus bem sucedidos na obra de Jesus Cristo, e, não entendemos que foi a operação da graça pela transformação operada na crucificação do ego que produziu o efeito tão admirável.

Pode ser feito pessoalmente ou evangelismo de massa.

A mensagem do evangelho deve ser proclamada sem ofensas mas jamais abrindo mão da realidade da condição do pecador e da única possibilidade de salvação pela fé em Jesus Cristo. A mensagem do arrependimento e a obra de Cristo na cruz bem como sua ressurreição não podem faltar nesta comunicação eficaz. A mensagem do evangelho nada tem haver com alcançar adeptos por argumentação psicológica ou qualquer outra ferramenta da mente natural. A pregação do evangelho é a que produz o arrependimento e a fé no sacrifício de Jesus Cristo pela operação do Espírito Santo, ou tem os elementos para isto.

Se alguém vier a se ofender, mas o pregador está ministrando a mensagem da Verdade, paciência, agora não se pode agredir as pessoas nem desrespeitá-las em seu livre direito de escolha. Jesus não nos mandou ser grosseiros nem mal educados. Basta falar a Verdade sobre a salvação com educação. Lembre-se que autoridade não é falta de educação nem grosseria.

Objetividade e clareza são essenciais.

Folhetos

Entenda que folhetos são apenas meios auxiliares. É a pregação da Palavra de Deus que salva o pecador. Leia 1 Coríntios 1:21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

Cuidado com os tipos de folhetos que vai distribuir, leia-os antes para confirmar se apresentam a sã doutrina do Senhor Jesus Cristo. Entenda que o que salva é a Palavra de Deus e prefira folhetos com versículos bíblicos ( pois aí estará havendo, se não proclamação, pelo menos a divulgação da Santa Palavra) e breves explicações. Não se apoie muito em folhetos com ilustrações. Prefira versículos bíblicos. As ilustrações são úteis e comovem mas nos versículos de Deus há Poder.

Veja João 6:37 Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

Irmão isto bem explicado é muito forte. Veja quanto Poder há na bíblia.

Li em algum livro sobre uma história real na qual alguns monges encontraram um folheto com o trecho bíblico João 3.16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Isto foi o suficiente para que se convertessem.

Deus me abençoou com graça para ganhar almas e nunca usei muitos folhetos com ilustrações e nem as usei nas pregações ao ar livre e sempre procurei falar pessoalmente ao pecador esclarecendo sobre a salvação pela fé em Jesus, através do arrependimento e em receber o perdão dos pecados. Dias houveram em que dezenas de pessoas aceitaram a Cristo Jesus chorando a até sem fazer apelos, espontaneamente. Algumas vezes eu estava pregando na rua e as pessoas vinham aceitar a Jesus chorando sem que eu tivesse tido tempo de fazer qualquer convite. Uma coisa sempre fiz que foi mostrar que o amor do Senhor estava a disposição dos que quisessem o seu perdão e que nós crentes já antigos sabiamos que teríamos que ajudá-los com paciência. Mensagens simples e objetivas como estas, pregadas sem muita demora levaram muitos ao arrependimento e embora não haja reencontrado a todos, sei de muitos que estão firmes com Jesus e são até obreiros da Casa de Deus em alguma igreja evangélica séria.

Não se deve criticar ao irmão que só diz “Jesus te Ama” todavia devemos ajudá-lo a aperfeiçoar-se, como aliás, fazemos em tudo na igreja: na música, na pregação etc. Todos temos o dever de melhorar em tudo o que fazemos para o Senhor: cantar melhor, pregar melhor, tocar melhor e porque não evangelizar melhor?

Evangelismo e Missões

Ordem do Senhor Jesus Cristo (Mateus 28.19,20 ; Marcos 16.15)

Obra dos sábios (Provérbios 11.30)

Leva a preciosa semente (Salmos 126.5,6)

Sacia os famintos e sedentos ( Amós 8.11)

Para isto recebemos a virtude do Espírito Santo (Atos 1.8)

Devemos aprender com Jesus (Mateus 4.19)

Sempre mostrar a condição do pecador para que verdadeiramente se arrependa e não seja apenas uma adesão (Romanos 3.23)

E apresentar a solução (João 3.16; Marcos 16.16; Romanos 6.23)

Os perdidos só tem esta chance (Hebreus 9.27)

Aproveite o tempo (Efésios 5.16)

Irmão convide o Espírito Santo para ser o Líder da evangelização, ore, jejue, memorize alguns versículos do NT sobre a condição do pecador e a solução de Deus e comece ainda hoje a ganhar almas para Cristo. Faça alguma coisa, faça o que puder fazer, mas faça logo.

Não evangelizamos por motivos pessoais mas cooperando com o Senhor Jesus em resgatar vidas que caminham para a perdição eterna.

O testemunho pessoal

Cristo, a videira verdadeira, é conhecido pelas pessoas através de nós, as varas. Pois os frutos aparecem em nós. Quando notam que o fruto é bom, desejam conhecer a videira. A videira é quem produz, mas é nas varas que os frutos aparecem e nelas são colhidos. Quem come do fruto atribui, com razão, a sua qualidade à videira. Nós devemos frutificar em Jesus Cristo para que as pessoas vendo creiam nele. Não somos perfeitos, mas devemos buscar forças no Senhor para vivermos em santificação. Quando ofendermos a alguém devemos reconhecer e pedir perdão às pessoas ofendidas. É o mínimo esperado de nós.

O crente que evangeliza deve ler muito a bíblia, memorizar trechos do NT principalmente, orar e jejuar. Faça tudo buscando a direção do Espírito Santo com toda humildade nos objetivos a serem alcançados. O sucesso na evangelização é obra da graça de Deus na vida do crente.

Pr Acir Reis

Assista  os vídeos no youtube: 1) Elizangela Paula, clip da Música”Desejo Missionário” 2) Missões – O mundo Clama!