Teologia

Seitas e Heresias

Heresiologia
Englobaremos noções sobre seitas e heresias. Seitas são segmentos parecidos com os evangélicos ou cristãos mas que apresentam graves desvios doutrinários. Heresia é qualquer conceito que contrarie a sã doutrina bíblica.

Para começar vamos apresentar algumas das principais características das seitas. Se tiver uma delas é uma seita.

A) São exclusivistas – Entendem que só serão salvos os que aderirem ao grupo, algumas não falam isto claramente no começo mais é o que pensam. Enquanto que os evangélicos pregam que a salvação é só pela fé em Jesus Cristo. A salvação é através de uma pessoa. É somente através de Jesus Cristo que o homem pode ser salvo. Esta é a mensagem das boas novas ( evangelho). Ainda que a tal seita alegue haver na bíblia o nome da sua organização.

B) Aceitam que algum dos pioneiros, profeta ou profetisa, do movimento recebeu alguma revelação especial ( Chegando à idolatria em alguns segmentos). Mas lendo esta revelação ou observando suas condutas veremos extravagâncias e mensagens anti bíblicas ou doutrinas não neo-testamentária. Quase sempre seus “profetas” fundadores e pioneiros ou membros destas seitas afirmam ou entendem que todas as demais igrejas estão erradas ou que vão ter que fazer conforme eles para serem salvos. Com isto estão se desviando da salvação unicamente pela fé em Jesus Cristo.

C) Muitas possuem um livro que consideram quase tão importante quanto à bíblia. Este livro foi escrito ou achado pelo profeta fundador.

D) Alguns pregadores destas seitas parecem possuir uma metralhadora e a empregam com grande veêmencia contra tudo o que não procede deles. Falam de tal forma como se todos os demais estivessem errados doutrinariamente, exceto algum grupo parecido com o deles, com base em novas interpretações da bíblia. A questão deles quase nunca é baseada na doutrina que transforma o caráter, mas em pontos de importância menor. Na realidade, eles demonstram bem claramente, que não estão preocupados em contribuir para a santificação dos crentes pelo ensino da palavra, mas estão intencionalmente visando seu ministério.

E) Negam a divindade do Senhor Jesus Cristo. Ou próximo disto.

F) Afirmam que Jesus não veio em carne.

G) Pregam que o inferno não existe.

H) Promovem, ou aceitam, as abominações que a bíblia condena claramente.

I) Aderem a ideais humanos mesmo tendo que abrir mão da verdade bíblica.

J) Marcam ou já marcaram data para o fim dos tempos e/ou retorno de Cristo, e depois alegam que se cumpriu invisivelmente.

L) Buscam implantar o reino de Deus antes da volta do Senhor. Até por força e por violência em alguns seguimentos.

H) Crêem em um novo Messias, as vezes chegando a alegar que Jesus Cristo não cumpriu sua missão plenamente. Cegos como os fariseus não entendem que a vitória de Jesus foi contra o pecado e suas consequências eternas, e que cada um de nós é que tem o dever de aceitar e praticar pela fé.

Esteja alerta pois de tempo em tempo surge mais uma novidade ou um modismo. Fique firme em sua fé simples em Jesus Cristo e leia a bíblia com todo o cuidado pois as seitas sempre distorcem passagens bíblicas para interpretá-las segundo suas idéias. Pessoas desavisadas são convencidas de que realmente está escrito aquilo que eles dizem.

Quanto a desvios doutrinários que podem conduzir a heresias, vemos atualmente um fato muito grave em algumas igrejas, as quais desviando-se da sã doutrina estão promovendo uma pregação que promove o humanismo e/ou poder da alma (psíquico) ao invés de poder espiritual, visando usufruir dos bens deste mundo e/ou emoções como prioridade. Na verdade eles estão procurando é entretenimento ou dinheiro. São os tais que não gostam de ouvir pregações e dizem que não vão à igreja para dormir. Estes não escutariam o Apóstolo Paulo (“E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.” Atos 20 : 9) pois não desejam a sã doutrina. Êutico morreu por ter sido desavisado e sentar-se onde não deveria mas alguns hoje estão morrendo espiritualmente por buscarem no santo evangelho de Cristo seus próprios interesses. É bem verdade que para a satisfação da carne eles conseguem emoções excessivas.

Outros estão se aliando à impiedade pagã a título de tolerância e paz. Ninguém tem o direito de agredir, ofender ou desrespeitar pessoas de outras religiões mas o nosso dever é lhes pregar a Cristo crucificado sem estratégias carnais. Procure na bíblia e veja se você encontra algum dos apóstolos dançando com os pagãos a título de evangelizar. Alguns fazem mà interpretação do texto bíblico (“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18 : 20) sem lembrarem que isto só é verdadeiro se for no nome de Jesus e no nome de Jesus não há deleites da carne, confusão, impurezas, ganância, desobediência a pastores, rebeldia, orgulhos etc. Dizer que se está reunindo no nome de Jesus até corruptos orando por suborno e marginais dizem. Cada um diz o que quer mas estar mesmo é outra coisa. No nome de Jesus tem que ser do jeito de Jesus no caráter de Jesus, que se alimentava em fazer a vontade do Pai. Eles anunciam um reino que dizem ser de Deus mas com visão totalmente marcada pela carne através da operação da mente carnal, falsas alegrias psicológicas momentâneas, amor ao dinheiro, libertinagem, politicagem, sabotagem e etc. É na verdade um verdadeiro vale tudo. Estão buscando em primeiro lugar as demais coisas no lugar do reino de Deus e sua justiça. Entendem muito mal também a passagem (“Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.” I Coríntios 9 : 22), esta passagem não ensina a participar dos pecados alheios em satisfazer a carne e deleites, mas a sermos humildes para servir ao próximo. Leia o versículo 19 e confirme isto (19 Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais). Lembre-se que Paulo pregava o arrependimento e o poder de Jesus Cristo crucificado que era escândalo e loucura.

Precisamos ganhar almas para Cristo e não fazer prosélitos que serão na verdade filhos do inferno. Parece que muitos estão sentindo vergonha da cruz de Cristo e deram um jeitinho para evangelizar.

A simplicidade de Cristo já não lhes basta e inventam doutrinas várias e estranhas, que não constam da bíblia, fruto de leituras descuidadas. Entre os tais se encontram : Unção financeira, teologia da prosperidade, espíritos territoriais, maldição hereditária, confissão positiva, nomes de demônios, entrevista a demônios, sal grosso, quebra de maldições, sessão do descarrego, apologia à práticas pervertidas, transferência de unção, dente de ouro, cai cai, sopro para cair, entre outras. Eles justificam com um texto bíblico, mas se você ler cuidadosamente, após algum período de estudo santo e zeloso, e analisar bem verá que são interpretações forçadas.

Pr Acir Reis

Leia o livro: Evangélicos em Crise – Paulo Romeiro – Associação Religiosa Editora Mundo Cristão. Leia outros livros indicados, link na página principal. Continuamos se Deus quiser!