Teses Teológicas

A Simplicidade do Evangelho

A Simplicidade do Evangelho
2 Coríntios 11:3
A simplicidade do evangelho dificulta algumas pessoas a reconhecerem a única salvação possível. Há muitos exemplos disto na bíblia, mas um dos que acho mais práticos é o exemplo de Naamã. Embora do Velho Testamento, retrata muito bem os corações dos homens em todos os tempos.

Naamã ouviu falar, sobre o profeta de Israel que o poderia curar da lepra, e foi com a sua comitiva a encontrá-lo. O profeta era Elizeu, e nem sequer atendeu ao general pessoalmente, mas enviou uma mensagem. Isto representa a pregação evangélica onde o importante é a mensagem. Leia
( 2 Reis 5:10 Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado.).

O general Naamã muito se indignou e confessou, em seu desabafo, um erro de pensamento cometido por muitos. Naamã esperava um ritual e não algo tão simples. Veja
(2 Reis 5:11 Porém Naamã muito se indignou e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo ( o eu está sempre dizendo alguma coisa): Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, e invocará o nome do SENHOR, seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. ).

Veja que o general já tinha uma “liturgia ritualística” em sua mente, algo palpável, visível. Pior ainda, não entendeu que seria curado pela obediência à Palavra de Deus, falada pelo profeta e fez um belo uso da razão humana que é limitada pelo pouco conhecimento sobre as coisas espirituais verdadeiras.
( 2 Reis 5:12 Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles e ficar purificado? E voltou-se e se foi com indignação.).

A resposta à pergunta de Naamã é não. Pois a ordem de Deus era outra. Fazer o que Deus diz é que salva. Graças a Deus, que haviam pessoas de bom senso na comitiva de Naamã, que notaram logo a situação
( 2 Reis 5:13 Então, chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai (Pai era tratamento respeitoso para com os líderes), se o profeta te dissera alguma grande coisa, porventura, não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te e ficarás purificado. )

Muitos correm sério risco de perder a salvação, por causa da simplicidade do evangelho. Querem coisas difíceis, querem rituais e coisas que exaltem o homem (humanismo ). O evangelho é simples

(Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. )(1 Coríntios 1:21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. ).

Infelizmente muitos retrocedem pelo mesmo motivo; não se contentam com a salvação pela fé, nem com a simplicidade da pregação de Cristo. Inventam novidades ou as seguem.

(2 Coríntios 11:3,4 Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis. ).

Os pobres entretanto recebem com mais facilidade.
(Mateus 11:5 Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho)

Irmão, é Deus quem afirma que vai salvar quem crê em Jesus Cristo. Isto basta, a Palavra de Deus tem poder não só para te salvar mas também para te libertar dos teus pecados e vícios e te santificar. Creia e pela fé na Palavra vá vencendo os obstáculos, vícios, barreiras e deixando-se ser transformado pela leitura da bíblia.

Persista e jamais recue e serás salvo veja os textos abaixo. Deus não disse que curaria Naamâ se este se lavasse 7 vezes no Jordão? E curou. Se ele dise que quem crê no seu Filho Jesus Cristo será salvo é porque será salvo e acabou. E como não adiantaria Naamã se lavar em outro rio, não adianta tentar outro salvador (nem as boas obras podem salvar) além daquele em que Deus nos mandou crer.

Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
Atos 16:31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
Mateus 5:3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;

O homem que quer a salvação deve reconhecer que é um pecador perdido e que só Deus tem a solução. Jesus Cristo. Leia os versículos bíblicos abaixo (e contexto) e confira.

Romanos 3:10 como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Romanos 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,

Creia nisto e serás salvo é simples assim. Você só vai para a perdição eterna se quiser.