Teses Teológicas

Fé e Razão

Fé e Razão
Décadas ou séculos antes de muitas invenções ou comprovações, certas previsões de filósofos, cientistas e alguns chamados visionários foram consideradas totalmente irracionais, e todos sabemos de muitos destes casos .

Falar sobre a possibilidade das subdivisões atômicas, comportamento dos átomos, relatividade, contração do espaço e muito do que conhecemos hoje, era considerado loucura. Houve um certo momento, em que alguém enxergou o que ninguém ainda havia enxergado. Em alguns casos custou a vida do “visionário”. O tal sabia sobre o que estava falando mas foi desacreditado perante a sociedade. O chamado “visionário” tinha razão mas não foi acreditado.

Quero dizer com isto que a razão se baseia no conhecimento que se tem. Para quem não tiver o conhecimento certas proposições serão totalmente irracionais. Seria necessário um exercício muito grande da humildade, para se admitir a possibilidade de se estar equivocado.

Alguns exemplos na esfera social podem clarear este pensamento. Tais exemplos são usados como figura de linguagem e tem as limitações próprias as tais.

1. Muitas culturas que foram desprezadas e destruídas e o seus conhecimentos tidos por irracionalidades hoje são motivo de consideração.

2. Nossos filhos certamente demoram muito a entender a razão porque os pais amorosos permitem que lhes seja aplicada uma injeção ou similar. Mas os pais poderiam até ser presos se o não fizessem.

3. Uma criança, por mais culta que fosse, conforme a idade, não compreenderia a certas razões, verdadeiras, de um adulto, para nós inquestionáveis. Detalhe, este adulto poderia ser inculto e mesmo assim nós lhe daríamos razão em muitas circunstâncias. A questão aí é o conhecimento específico e a maturidade no conhecimento do tema.

As figuras utilizadas são representativas de certas condições. Criança representa o desconhecimento, não importando o motivo.

O exemplo bíblico de Tomé, um dos apóstolos de Jesus Cristo, também nos serve muito bem. Firmado em premissas baseadas somente no conhecimento humano, na mente natural com seu conhecimento limitado, ele duvidou da ressurreição de Jesus até que teve o encontro fatal com o ressuscitado.

A propósito, gostaria de alertar que quem afirmar crer em Deus tem que crer em milagres. Não digo crer em certos milagres, estou dizendo, crer na possibilidade e realidade dos milagres. Se cremos naquele que criou temos que crer que ele pode ressuscitar, curar e etc. Afinal de contas ele criou, é todo poderoso e pode fazer de novo.

A fé cristã não é irracional, mas totalmente baseada no conhecimento sobre o Deus único e poderoso. Mas para os que não conhecem é uma loucura. A própria bíblia diz isto. Alguém poderia, com toda a sinceridade, requerer que lhe fosse tudo isto provado, visto que é um pressuposto científico a comprovação. Mas, leia os textos abaixo, cuidadosamente e poderás entender.

A fé cristã é totalmente baseada em conhecimento. Os grandes milagres operados pelos profetas e apóstolos foram baseados no conhecimento que os mesmos possuiam sobre Deus. Aliás como disse o crente Blaise Pascal “o coração tem razões que a própria razão desconhece”. E isto foi dito neste sentido da fé e não no sentido distorcido por muitos. Leia Pensamentos de Pascal – Editora Abba Press

1 Coríntios 2:14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

1 Coríntios 3:19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.

Tiago 4:6 Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes.

Conclusão: O verdadeiro conhecimento procede de Deus, e, é para os que humildes o buscam segundo o querer de Deus. A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. É um tipo de conhecimento em uma esfera diferente, transmitidda pelo Espírito Santo que tem a missão de convencer o homem.

Este conhecimento vem ao coração e mente dos humildes pela revelação de Deus. Aos que se acham importantes, em si mesmos, diante de Deus e dos homens o Senhor encobre o conhecimento, mas aos pequeninos O Pai fala ao coração desde o chamado ao arrependimento.

Romanos 10:17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. A fé do cristão é baseada neste conhecimento, através da meditação na bíblia sagrada e oração há crescimento deste conhecimento e da fé.

Como ocorre em muitas culturas, em assuntos diversos, em que pessoas tidas como iletradas dominam certos conhecimentos, alguns dos mais humildes servos de Jesus Cristo não sabem fazer uma exposição clara sobre os assuntos da salvação mas, quando falam, sabem muito bem sobre o que estão falando.

Procure sempre ler os contextos na bíblia Hebreus 11:3 – Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.