Teses Teológicas

Sobre O Sábado e a Lei

Fale mais a Bíblia e Menos os Homens
Leia as passagens citadas e os contextos em que estão inseridas

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab- rogar, mas cumprir.” (Mateus 5 : 17)

“Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.” (Romanos 7 : 4)

A Lei de Moisés está em vigor para os que não estão mortos em Cristo. Sobre os que morreram não tem efeito, afinal estão mortos.

“Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.” (Gálatas 2 : 19)

“Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.” (Gálatas 3 : 10)

“Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.” (Romanos 3 : 19)

Só para os que estão debaixo dela, pois assim são condenáveis. Mas a nós que estamos sob a graça diz :

“Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.” (Romanos 8 : 33)

“Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.” (Romanos 5 : 13)

“Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.” (Romanos 4 : 15)

“Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,” (Atos 15 : 24)

Graça, todavia, não é libertinagem, mas santidade.
Aos Romanos 6

15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. 16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.” (Gálatas 5 : 13)

“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” (Romanos 6 : 14)

A justiça perfeita é pela fé em Jesus Cristo
“Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.” (Romanos 10 : 4)

“Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” (Romanos 4 : 5)

“Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.” (Romanos 7 : 6)

“Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;” (Romanos 9 : 32)

Aos Romanos 10

5 Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas. 6 Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.) 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

“De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.” (Gálatas 3 : 24)

“Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” (Gálatas 4 : 5)

Se fomos remidos fomos resgatados e agora somos filhos

Aos Gálatas 4 21 Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? 22 Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. 31 De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.

“Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.” (Gálatas 5 : 4)

Que cada um faça a sua escolha

“Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.” (Gálatas 5 : 18)

A Lei é para os injustos
“Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,” (I Timóteo 1 : 9)

Para os que praticam a justiça não há Lei

Gálatas 5

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei.

“E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;” (Filipenses 3 : 9)

A Lei é sombra (tipo). Os Sábados Também
“Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.” (Hebreus 10 : 1)

Aos Colossenses 2

16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, 17 Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Isto tudo falava de Cristo (O corpo – O objeto que produz sombra) como sombra do corpo

Veja a Lei real e da Liberdade
Tiago 2

8 Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.

Veja que o contexto trata de mandamentos eternos, mas agora pela Lei real do amor ao próximo como resultado da fé e isto porque somos salvos e não para sermos salvos, afinal Tiago está falando para salvos Aos Hebreus 4

10 Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. 11 Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Se cumpre em Jesus Cristo onde as obras de justiça própria cessam e tudo o mais vem dele.

“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15 : 5)

E o que fazemos já não é para que sejamos salvos mas pela graça pois já somos salvos. Para que ninguém se glorie.

“Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Efésios 2 : 9)
Conclusão
O problema está não em observar o dia mas em se justificar nas obras e buscar a salvação por obras.

“Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.” (Romanos 14 : 6)

Devemos praticar as boas obras pois a fé sem obras é morta mas entender que Deus as preparou para andarmos nelas.